Embora o peixe palhaço seja um peixe bem conhecido pelo o hobby da aquariofilia, poucos sabem que existem mais do que uma espécie de peixe palhaço no mundo, na verdade são mais 30 tipos diferentes de peixes palhaços, com cores, tamanhos, formatos e até comportamentos diferentes. São encontrados em poucos locais pelo mundo, sendo um total de 18 países/Ilhas diferentes, sendo alguns deles a Austrália, Indonésia, Filipinas, Singapura, Índia e Japão.
O peixe palhaço é sem dúvidas o peixe mais famoso do mundo. Não só por ter estrelado o filme “Procurando Nemo”, mas porque é o peixe marinho mais vendido no planeta. Esse destaque se dá também por ter sido o primeiro peixe ornamental de água salgada a ser criado comercialmente em aquários. Outra característica que o faz tão especial, além da sua beleza, é a singular capacidade de se relacionar com as anêmonas. Comumente chamado de Ocellaris, ou “Nemo” pelos aquaristas, ele não pode faltar em um aquário marinho, sendo este aquário de corais vivos ou não.
Considerado um peixe resistente e fácil de manter, o peixe palhaço se adapta muito bem a diferentes tipos de aquários e convive pacificamente com muitos outros tipos de peixes. Vive muito bem e por longos anos em aquários, sendo registrados pelo mundo alguns com mais de 20 anos de vida em perfeitas condições. Chegam a formar casal e se reproduzirem dentro dos nossos aquários com facilidade. Atingem quando adultos em média 12cm de comprimento e a fêmea costuma ser maior do que o macho.
A AquaSmart tem um enorme carinho e consideração por estes, que foram os primeiros peixes a serem criados pela empresa.